Última hora ONU/Sida: Portugal tem taxa de novos diagnósticos...OE 2009: Governo entregou no Parlamento proposta...Presidente do MIT diz-se "muito impressionada"...PS/Porto: Reunião "de rotina e pouco política"...BPN: Clientes abandonam instalações de agência...Futebol: LC (Gr.D) - A conversa de John Terry...Acidentes: Um morto e dois feridos graves...Futebol: Sporting - Sobram pouco mais de...Justiça/Porto: Tribunal julga segurança acusado...Cabo Verde: PAICV e MpD chegam a acordo para...
por JOÃO PEDRO HENRIQUES e DAVID DINIS
José Sócrates entregou o novo Executivo a Cavaco. Vieira da Silva ganha peso político na Economia, levando consigo a gestão dos fundos da UE. Mas o Governo é de diálogo, fazendo cair os seis ministros mais contestados. Agora, é tempo de preparar medidas: a primeira será o casamento 'gay'
O Governo está feito e José Sócrates prepara os próximos passos. Num executivo que dará prioridade à economia e ao reforço do controlo dos milhões da UE, a prioridade passa a ser o programa de Governo e a agenda legislativa de curto-prazo. Uma das primeiras medidas, sabe o DN, será a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.
A lei avançará no Parlamento assim que o Governo estiver completo e com o previsível apoio dos partidos à esquerda (Bloco e PCP). Em suspenso, pelo contrário, fica a regionalização - à espera de um consenso político que ninguém garante que chegue a tempo.
Quanto ao novo Governo, resume-se assim: oito ministros novos; oito ministros reconduzidos (embora com algumas trocas de pastas); e uma única mudança orgânica de peso: a gestão dos milhões da União Europeia vai ser transferida do ministério do Ambiente para o da Economia. E nesta pasta foi colocado um peso-pesado da entourage que mais directamente colabora com José Sócrates na condução do PS e do Governo: Vieira da Silva.
Com a crise no topo das prioridades, o ministério da Economia e da Inovação vai passar a chamar-se também " e do Desenvolvimento" e essa pequena mudança significa, precisamente, que passará a tutelar também a gestão dos milhões do actual QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) - cuja gestão estava a levantar várias críticas entre os empresários e num momento que será fundamental para apoiar a criação de emprego.
Esta é a nota mais saliente do novo elenco governamental, que José Sócrates ontem levou ao Presidente da República. A tomada de posse está marcada para segunda-feira, como de costume no Palácio da Ajuda. O primeiro-ministro indigitado foi a Belém a meio da tarde e procurou evitar ser fotografado. Entrou e saiu pelo portão lateral do palácio, ludibriando a imprensa. Perto das 18h00 os nomes começaram a ser divulgados. Um elenco que Sócrates pretende que seja simultaneamente de combate e de rigor na gestão económica - com o núcleo duro político intocável nos mais fiéis colaboradores destes anos.
Do novo Governo, outra nota a salientar: a chamada de António Mendonça para os Transportes. Na sua agenda, o lançamento imediato das grandes obras. Os mais próximos de Sócrates, ontem, diziam que terá uma obrigação: garantir o controlo financeiro da sua execução. Um sinal para Cavaco - e para o PSD.
Mendonça, como os restantes ministros, começaram a receber convites formais na segunda-feira. Sócrates chamou também a São Bento os que não foram reconduzidos, para uma palavra de agradecimento. Foram eles Maria de Lurdes Rodrigues, Pinto Ribeiro, Mário Lino, Alberto Costa, Severiano Teixeira, Jaime Silva e Nunes Correia. Precisamente os ministros mais contestados pelas respectivas "corporações" profissionais. O sinal para os próximos anos é claro: sem maioria absoluta, com as reformas principais no terreno, a ordem será para negociar. Mesmo para os contestados que sobrevivem, Rui Pereira e Mariano Gago.
Nessa linha de consensualização há, aliás, outro sinal de abertura a registar no XVIII Governo: a "contratação" da sindicalista da UGT Helena André para a pasta do Trabalho, com a missão de controlar a subida do desemprego (ver texto ao lado).
Surpreendente foi a colocação de Santos Silva na pasta da Defesa. Era já certo que deixaria os Assuntos Parlamentares, mas ainda ninguém tinha alvitrado que seria transferido para a pasta até agora gerida por Severiano Teixeira.
Outra novidade é a colocação de Jorge Lacão a ministro dos Assuntos Parlamentares - que é a primeira promoção de um secretário de Estado (no caso, da Presidência do Conselho) a ministro. Na legislatura 1995-1999, com Guterres a primeiro-ministro, Lacão liderou a bancada do PS e deixou um rasto de conflitualidade interna. Já demissionário, assinou com o PSD um acordo de revisão constitucional. Foi sucedido então por Francisco Assis, agora de novo líder parlamentar, e os dois terão de manter uma enorme ligação. Ao escolher Jorge Lacão, Sócrates valorizou a sua experiência parlamentar e legislativa. Tutelando os Assuntos Parlamentares, integrará o "núcleo duro" de coordenação do Governo.
Como se esperava, Alberto Martins transitou da liderança da bancada para a pasta da Justiça. Há muito que sinalizara Sócrates de que não estava disposto a continuar no Parlamento. A pasta da Justiça é o prémio por ter conseguido evitar rupturas na bancada do PS. Espera-se que (também) pacifique o sector.
Tags: Portugal
Composição do novo governo é "sinal de estabilidade"
Menos músculo e mais diálogo para combater a crise
MIN. DE ESTADO E DAS FINANÇAS
MIN. ECONOMIA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
MINISTRA DA CULTURA
MINISTRA DA EDUCAÇÃO
MINISTRA DA SAÚDE
MINISTRA DO AMBIENTE
MINISTRA DO TRABALHO E DA SEG. SOCIAL
MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA
MINISTRO DA AGRICULTURA E DAS PESCAS
MINISTRO DA CIÊNCIA, TEC. E ENSINO SUPERIOR
MINISTRO DA DEFESA NACIONAL
MINISTRO DA JUSTIÇA
MINISTRO DA PRESIDÊNCIA
MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS
MINISTRO DOS ASSUNTOS PARLAMENTARES
Nove independentes, nove militantes
V. Diniz
Ora aí está uma medida importante ...
há 31 dias, 21 horas e 31 minutos
francisco jesus moreira goncalves
Numa crítica ao Estado, o fundador ...
há 31 dias, 22 horas e 28 minutos
Jorge Silva Marques
De onde virá esse discurso do ...
há 32 dias e 33 minutos
O assunto era "fracturante" há ...
há 32 dias e 37 minutos
mv2009
"Os homossexuais Portugueses são ...
há 32 dias, 2 horas e 7 minutos
Nome de Utilizador:
Password:
Ainda não tem Área Pessoal? » Registe-se
Esqueceu a password? » Clique Aqui
32 Comentários
23 Out 2009, às 23:38 - Portugal - Setúbal
Ora aí está uma medida importante e de suma importancia para o desenvolvimento politico-social e talvez até uma das mais urgentes medidas para a saida da crise, creio que con esta medida o novo governo irá até resolver o problema da decrescente natalidade em portugal, é mais do que urgente debruçarem-se sobre o casamento dos gays (só para rir) belo inicio de legislatura
23 Out 2009, às 22:41 - Portugal - Braga
Numa crítica ao Estado, o fundador da desobediência civil,H.D. Thoreau, disse um dia que' o melhor governo é o que menos governa'. Este pensamento libertário, pode ter seguidistas. Tenho absoluta certeza que o governo agora proposto ao PR é excelente, sem metáfora. Agora gays e afins, valha-nos - deixe essa pinóia para a quadratura do BE. Governe.
23 Out 2009, às 20:36 - Portugal - Lisboa
De onde virá esse discurso do "não é prioridade"??? Porque é que esse argumento só é utilizado relativamente a este assunto, e não (por ex.) relativamente à avaliação dos professores? Alguma vez alguém se lembrou de dizer que outros debates "não são prioritários"? Deixem-se de argumentos falaciosos!
23 Out 2009, às 20:32 - Portugal - Lisboa
O assunto era "fracturante" há apenas alguns meses. Foi esse o argumento que o PS, com maioria no Parlamento, usou para o chumbar. Agora, que não tem minoria, apresenta ele próprio à consideração dos outros partidos a proposta 8ao que parece) do BE. Com que objectivo? Só pode ser fazer chumbar o diploma, desta vez, pelos outros partidos, para fazer de conta que tem as mãos "limpas"...
23 Out 2009, às 19:03 - United States
"Os homossexuais Portugueses são pessoas de bem, tal como os heterossexuais; na nossa sociedade democrática e republicana, tod@s nós somos imprescindíveis para o bem-estar da mesma." - Nem mais. E os ignorantes que so comentam baseado no titulo da noticia, como se fosse apenas esta medida a mais importante a tomar pelo Governo!... Tratem-se.
ARC
23 Out 2009, às 17:03 - Portugal - Aveiro
O titulo desta notícia não está em sintonia com a sua substância.Reflecte,sim,a alegada preocupação da C.S.,em tempo de crise que atinge ,também,jornais e revistas,de captar o "consumo",de produzir para vender.A apreciação do governo,as 1ª provas públicas de força e resistência estão informadas:o debate do orçamento e a discussão do programa do governo.O casam.gay virá,a seu tempo.
JM Rocha Moreira
23 Out 2009, às 16:55 - Portugal - Porto
Na generalidade concordo com os comentários abaixo.O PS deve deixar para o católico (?) Pureza do BE a proposta de lei do casamento de pederastas e apenas votar a favor.Não é uma prioridade.Quanto ao gov. nem bom, nem mau. Um bom governante deve governar segundo o possível e de acordo com a conjuntura. Sócrates não precisa de desdizer-se, basta adaptar-se à nova situação mundial.Como a Sra Merkel.
vivaaliberdade
23 Out 2009, às 16:30 - Portugal
O Casamento entre Homossexuais é tão importante como o Casamento entre Hoterossexuais.
J.Serra
23 Out 2009, às 16:29 - Portugal
Pois-a nossa economia não vai ser objecto de evolução possitiva enquanto o casamento entre os ditos não for decretada. Mas, numa crise em que o país se encontra, um PM vem com uma m*** destas?
cardobravo
23 Out 2009, às 15:28 - Portugal - Vila Real
Se Portugal não tem assuntos mais urgentes a tratar, e resolver, então está tudo muito bem. Casem-nos uns com os outros resolvam o assunto de vêz. Não tem importancia um paíz com 600.000 desempregados,fabricas a fechar todos os dias,agricultura de rastos, portugueses que há á beira da miseria,os hospitais a rebentar pelas costruras,falta de médicos(têm que vir de cuba) tenham vergonha.
Utente
23 Out 2009, às 15:14 - Portugal
Aproveito para reclamar o casamento polígamo. Por disposição inata, por opção, por maioria de razão e por respeito à Constituição da República. Sinto-me discriminado.
ruca1815
23 Out 2009, às 15:08 - Portugal - Setúbal
Quando digo por questões culturais refiro a uma alteração profunda na sociedade que os homossexuais querem imporem.Para isso altere-se também a lei do casamento monogâmico para se resposta aos casais que querem ter vários parceiros.Altere-se tb a proibição de casamento entre familiares.Altere-se tudo e mais alguma coisa.Não vejo no PS/BE qualquer moralidade para impôr o quer que seja.
23 Out 2009, às 15:04 - Portugal - Setúbal
Apesar de discordar com o casamento entre duas pessoas, por questões culturais e naturais uma vez que é impossivel a descendência e herança humana, considero que deva ser amplamente discutida por toda a sociedade e no limite realizar-se um referendo. Contudo não pode haver batota, como foi o segundo referendo do aborto ou o da Irlanda (onde o SIM ganhou no prolongamento).
23 Out 2009, às 14:57 - Portugal - Setúbal
Ai temos o que realmente falta para acabar com os problemas do país. 600000 desempregados, 18% pobreza, dívida publica, déficit. Como se resolve isto? simples, casamento entre duas pessoas do mesmo sexo. Ai está a primeira medida que tanto vai unir os portugueses. Uma lei não discutida e fracturante na sociedade imposta por um partido rancoroso, vingativo e mau partido
Nick Bolas
23 Out 2009, às 14:09 - Portugal - Lisboa
Também acho que o casamento de homosexuais é a coisa mais importante e mais urgente a fazer neste país. Nada há de tão grave que não possa ser adiado, excepto o casamento de mesmo sexo. Que fantasia, que entretenimento para os media e para o povo. Acho que merecemos isto inteiramente. Obrigado, camaradas.
23 Out 2009, às 13:59 - Portugal
Os homossexuais Portugueses são pessoas de bem, tal como os heterossexuais; na nossa sociedade democrática e republicana, tod@s nós somos imprescindíveis para o bem-estar da mesma. Quem não respeita as diferenças de cada um como cada qual, é antiquado, não “permite” a evolução da sociedade, não tem inteligência emocional, não tem assertividade, nem respeita o ser humano como tal.
Ashley
23 Out 2009, às 13:20 - Portugal - Lisboa
Nem há mais nenhuma prioridade neste país!
bjrp
23 Out 2009, às 13:13 - Portugal
O casamento gay mau para a economia não vai ser, especialmente para as empresas que gerem copos d'água que vão ver a sua clientela subir. Além disso cidadãos mais protegidos e felizes, sociedade mais feliz, mais coesa e produtiva. Temos todos a ganhar com esta medida, mesmo que os de vista mais curta não o entendam.
mpqueiros
23 Out 2009, às 12:35 - Portugal - Braga
Casamento gay: ora aí está um assunto importante, cuja rápida resolução irá, sem dúvida, ajudar o país a ultrapassar a crise! São necessárias medidas importantes e, afinal, temos assunto para revistas cor-de-rosa como tópicos importantes da agenda política! "Pão e Circo para distrair o Povo" (começa a faltar o pão...)
Chalupa
23 Out 2009, às 12:12 - Portugal - Setúbal
Ponto 1 Não tenho nada contra os casamentos de homossexuais; apenas acho que são um desperdício. Ponto 2 Não voto em partidos, voto em passoas. Ponto 3 Leiam o artigo com atenção e cuidado e perceberão que iremos ter um governo sério e prudente.
Silvino Seabra
23 Out 2009, às 11:42 - Germany
Muito bem sr.primeiro ministro.Aqui esta o primeiro passo para uma uniao de facto PS/BE.Novazio de ideias de um e outro como combater a crise e tornar Portugal um pais prospero e competitivo trilha-se o caminho de agradar as minorias.Ja agora junte a essa lei o direito de adopçao dos gays para criar nucleos de propagaçao da contranatura.
23 Out 2009, às 10:48 - Portugal - Setúbal
...a caravana passa!...
JOSERAMIRO
23 Out 2009, às 10:43 - Portugal
Discordo completamente! Juntem-se!!!!
vguerra
23 Out 2009, às 10:14 - Portugal - Lisboa
Csamnto gay?Urgentíssimo .Há para aí 50 pessoas necessitadas..
23 Out 2009, às 10:13 - Portugal - Lisboa
Csamento gay?Urgentíssimo .Há para aí 50 pessoas necessitadas..
23 Out 2009, às 10:11 - Portugal - Lisboa
Então, a primeira medida é para fractura?Quantos são os cidadãos incomodado com a "solteirice" e que incomodam Sócrates?
Jacinto Capelo
23 Out 2009, às 10:03 - Portugal - Lisboa
O título deste artigo parece-me um tanto ou quanto polémico, até porque no texto da notícia se fala "num executivo que dará prioridade à economia e ao reforço do controlo dos milhões da UE". Devo dizer que o Governo me parece bastante razoável e que José Socrates tem surpreendido pela capacidade de se adaptar a novas situações. Por vezes, grandes "nomes" - e grandes egos.. - acabam por desiludir.
japiteira
23 Out 2009, às 10:01 - Portugal - Setúbal
Todos nós percebemos a preocupação dos casamentos GAYS. Ou será preciso meter explicador????????????????
Dejesus
23 Out 2009, às 09:37 - Portugal - Porto
Senhor PM indigitado! Diz o senhor que seu futuro governo é de combate, e que assim identificado, dá prioridade aos casamento Gay? Não seria melhor, para os muitos milhares de Portugueses que não têm Pão para dar aos seus filhos, que o senhor e seu governo de combate, dessem prioridade absoluta à Recuperação Económica de Portugal? Se é como diz, já PERDEU! Evite que PT perca tb!
meninodeouro
23 Out 2009, às 09:08 - Portugal
o que o país precisa é casamentos de pessoas do mesmo sexo, TGV ESPANHA MOTA-ENGIL MERCADORIAS AEROPORTO VOTA VOTA VOTA
23 Out 2009, às 09:06 - Portugal
que se esperava?
Cordeiro
23 Out 2009, às 09:03 - Portugal - Lisboa
Acho mesmo que se trata de um assunto da maior prioridade. Vai certamente tranquuilizar muita gente da n/praça e o governo tem o maior empenho nesse assunto. Pena é que, noutros casos tão graves com que nos deparamos não tenham a mesma rapidez. Enfim, são necessidades amorosas e tranquilizantes para os amantes do mesmo sexo. Sejam muito felizes.
ONU/Sida: Portugal tem taxa de novos diagnósticos inferior a outros países europeus - Coordenação Nacional
OE 2009: Governo entregou no Parlamento proposta para segunda alteração orçamental
Presidente do MIT diz-se "muito impressionada" com estratégia portuguesa virada para inovação
PS/Porto: Reunião "de rotina e pouco política" entre Concelhia, vereadores e líder da bancada da AM
BPN: Clientes abandonam instalações de agência do Porto às 19:00
Futebol: LC (Gr.D) - A conversa de John Terry que quase passou ao lado do FC Porto
Neofarmacêutica recolhe Ben-U-Ron Xarope
Mais seis mortes por gripe A nos últimos dias em Portugal
Quarto crime numa semana entre casais de namorados
PGR nega acesso às certidões das escutas a Sócrates
Homem esteve 23 anos em falso coma e consciente
Soares dos Santos quer aumento de salários baixos
CSM esclarece amanhã questão de destruição de escutas
Constâncio defende mais impostos a partir de 2011
"Houve ataque de carácter a Sócrates"
Sócrates afasta qualquer aumento de impostos
Juiz de Aveiro nunca foi contra destruição das escutas
gripe a
sida
brasil
mangualde
alexandra
escuteiros
bpp
emprego
gnr
castelo branco
Em sua opinião que impostos devem ser aumentados para corrigir o défice?
Grande Colecção Xutos & Pontapés
Impressora Multifunções Epson Stylus SX415
Todas as Iniciativas DN
Diário de Notícias, 2009 © Todos os direitos reservados | Termos de Uso e Política de Privacidade | Ficha Técnica | Publicidade | Contactos