Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Eleições

Alegre desafia Ana Gomes e Elisa Ferreira: "Escolham!"

por JOÃO PEDRO HENRIQUES  

O mais destacado crítico socialista da liderança de Sócrates está de acordo com a proibição das duplas candidaturas no PS. Manuel Alegre desafia mesmo Ana Gomes e Elisa Ferreira a escolherem: ou deixam já o Parlamento Europeu ou desistem das respectivas candidaturas autárquicas.

Pela segunda vez em poucos dias, Manuel Alegre revela-se em sintonia com José Sócrates. Na quinta-feira, apoiou o primeiro-ministro na forma como este geriu o "caso Manuel Pinho"; agora, apoia-o na proibição das duplas candidaturas no PS (candidatura a presidente de câmara e candidatura a deputado).

O vice-presidente do Parlamento vai, no entanto, mais longe e sugere que essa proibição funcione retroactivamente. Fá-lo desafiando Ana Gomes e Elisa Ferreira - reeleitas eurodeputadas e agora candidatas às câmaras de Sintra e do Porto, respectivamente - a decidirem já a renunciarem a uma das funções. "Acho que é uma atitude pedagógica e exemplar. Acho mesmo que Ana Gomes e Elisa Ferreira devem escolher: ou renunciam já aos mandatos de eurodeputadas ou renunciam às suas candidaturas autárquicas. Que escolham!", disse o deputado socialista ao DN.

Segundo o ex-candidato presidencial, a proibição das duplas candidaturas é "uma questão de transparência para que os eleitores saibam em quem estão a votar". Ao que o DN apurou, Alegre terá tido influência na proibição decretada pela direcção do PS, a qual foi anunciada sexta-feira à noite, após uma reunião, não anunciada previamente à comunicação social, entre Sócrates e os presidentes das estruturas distritais do partido.

Após essa reunião, o novo porta-voz do PS, João Tiago Silveira, explicou que esta "é uma orientação que permite clarificar quem são os candidatos a deputado e quem são os candidatos a presidente de câmara".

A dita orientação suscitou de imediato contestação na bancada do PS. A deputada Sónia Sanfona, que é também agora candidata à Câmara de Alpiarça, disse que "o PS esteve muito mal ao mudar as regras a meio do jogo". "Melhora a qualidade da democracia que não sejam abertas excepções em relação a casos concretos. O exemplo que o PS deu, abrindo excepções porque não definiu as regras à partida, é um mau exemplo, casos de Ana Gomes e Elisa Ferreira."

Outra deputada também candidata a uma câmara, Leonor Coutinho, que tenta roubar ao PSD o município de Cascais, reagiu de forma igualmente crítica. "Como dirigente do partido, não tenho a certeza de que, a reboque do PSD e a meio do jogo, esta seja uma maneira de consolidar as pessoas que concorrem, e muitas vezes se disponibilizaram para combates muito difíceis, muitos em início de carreira", disse à Lusa. "Não acho bem que se mudem as regras a meio do jogo", acrescentou ainda, explicando-se: "Quando apresentei a minha candidatura disse que era perfeitamente compatível o lugar de deputado com o de candidato autárquico, porque se ganha a eleição, obviamente a lei define que o cargo não é compatível, agora um vereador da oposição não tem emprego na câmara, para se dedicar a essa tarefa tem de ter outro emprego."

Mas assim como suscitou críticas imediatas, a proibição também motivou apoios. Ouvida pela Lusa, a deputada Jovita Ladeira, também candidata à Câmara de Vila Real de Santo António, disse que "deve haver seriedade na política, não se pode estar com um pé numa coisa e um pé noutra". "Tem de haver coerência e responsabilidade perante as populações, um projecto deve ser único, o partido tomou a posição mais acertada, para dignificar os cargos, dignificar a política", disse. "Não é aceitável estar em duas listas ao mesmo tempo, isso fragiliza as candidaturas, não credibiliza a política."

No mesmo sentido se pronunciou o deputado Carlos Martins, candidato a Albufeira: "Nunca admiti ser candidato às legislativas", disse. "Tem de haver, para o eleitor, uma garantia de que vai confiar o seu voto no candidato que vai cumprir o mandato. Quanto mais claras forem as coisas mais dignificamos a democracia."

Em Lisboa, António Costa já há muito tinha dito que não seria recandidato a deputado. Paulo Pedroso, candidato por Almada, anunciou recentemente o mesmo. Fonseca Ferreira renunciou à presidência da CCDR de Lisboa para ser candidato do PS à Câmara de Palmela.


ImprimirImprimirEnviar por EmailEnviar por Email
EstatísticasEstatísticasPartilharPartilhar

 
ULTIMOS COMENTÁRIOS

tsilvatic

Pois é... e são estes os senhores ...

há 136 dias, 12 horas e 56 minutos

joaquim A. Franco Galego

Não comento porque Zeferino Miguel ...

há 136 dias, 21 horas e 18 minutos

O Atento

Apoio esta decisão. Acho que as ...

há 137 dias, 15 horas e 32 minutos

vguerra

As sondagens já escolheram...

há 137 dias, 15 horas e 48 minutos

sata

MANUEL ALEGRE é dos poucos lideres ...

há 137 dias, 17 horas e 3 minutos




COMENTÁRIOS
ÁREA RESERVADA

Login


Nome de Utilizador: 

 

Password: 

  Entrar

20 Comentários


tsilvatic

08 Jul 2009, às 18:54 - Portugal - Braga

Pois é... e são estes os senhores politicos que querem obrigar os medicos a trabalhar na exclusividade. Só uma questão... quanto ganha um eurodeputado? Esse valor avultado é compativel com a presidencia de um municipio? Cheira a esturro...das duas uma: ou nao realizam bem uma das funcoes ou nenhuma delas. Haja vergonha...depois temos que lhes pagar várias reformas...viva o Ali Baba, que ao pé dest


joaquim A. Franco Galego

08 Jul 2009, às 10:33 - Portugal - Portalegre

Não comento porque Zeferino Miguel Rodrigues disse tudo e de forma muito clara o que havia a dizer sobre este assunto.


O Atento

07 Jul 2009, às 16:18 - Portugal - Lisboa

Apoio esta decisão. Acho que as pessoas que se candidatam a mais que uma posição a cargos politicos, pretendem à força um lugar no "poleiro", sem olharem a meios para atingirem os fins. Meus senhores e minhas senhoras, sejam honestas e defendem aquilo que conhecem e não usem a demagogia. Demagogos o Pais está cheio deles. Precisamos é de pessoas que trabalhem.


vguerra

07 Jul 2009, às 16:03 - Portugal - Lisboa

As sondagens já escolheram...


sata

07 Jul 2009, às 14:48 - Portugal

MANUEL ALEGRE é dos poucos lideres do PS que não faz politica oportunista. A sua vida sempre o demosntrou, mesno nos seus tempos de exilio da ditadura fascista


AdC

07 Jul 2009, às 14:38 - Portugal - Coimbra

Muito gostava eu de saber a posição da esquerda moralista Bloco de Esquerda. Por exemplo o economista da UDP Luis Fazenda é assumidamente e convictamente deputado à Câmara do Porto e à Assembleia da República. Se isto não é concorrer à multifunção do real "TACHO POLÍTICO"??? se não vier um, vem o outro, de preferência os dois.....


Pedro Claro

07 Jul 2009, às 13:38 - Portugal - Lisboa

Chegou a hora da verdade para estas senhoras. De uma vez por todas têm que demonstrar se estão na política de boa fé ou se apenas se servem dela para tirarem proveitos próprios.


Grandapar

07 Jul 2009, às 12:30 - Portugal - Lisboa

E ele (Alegre) não escolhe onde quer ficar?No PS ou no BE. Que se decida e depressa porque não faz lá falta nenhuma. E pode levar a irmã.


meninodeouro

07 Jul 2009, às 12:19 - Portugal

candidatura dupla eé um duplo taxo


ferreirablogjn

07 Jul 2009, às 11:24 - Portugal - Braga

CLARO... É EVIDENTE.... ACABEM COM ESTA TRETA DE APARECEREM SEMPRE À PROCURA DE MELHOR TACHO... TACHISTAS... ACABEM COM ELES... VIVA A INCOMPATIBILIDADE... FORÇA MANUEL ALEGRE... O POVO ANDA MUITO TRISTE...


Nelson Ferraz

07 Jul 2009, às 10:51 - Portugal - Porto

Elementar, meu caro. Todavia, é muito difícil largar um tacho sem que um outro esteja garantido.


vguerra

07 Jul 2009, às 10:28 - Portugal - Lisboa

Uma enorme fiada de derrotados...( e sem emprego...)


sintrense

07 Jul 2009, às 10:19 - Portugal - Lisboa

Qual é a credibilidade destes srs(as)? Mas criaram-se os hàbitos... Ainda me vou rir quando estas PULITICAS vierem falar de direitos adquiridos!Ana Gomes até já enjoa,só a falar dos voos da CIA!Espero que não ganhe em Sintra senão ainda interdita a BA1!Elisa Ferreira pelos vistos quer é um tacho,e como não deve ganhar no Porto e os ganhos de vereadora são muito menores...


Nuno Vaz

07 Jul 2009, às 10:15 - Portugal - Lisboa

Olha Manel: mais uma vez estou de acordo contigo ! -O 25 de Abril não foi feito para criar "NOVOS TAXISTAS" ou Salazarentos !


amaro

07 Jul 2009, às 09:51 - Portugal - Lisboa

O PS é um bom aluno. E tem um bom professor, chamado PSD. Agora, as tia Elisa e a anti.USA Ana Gomes, têm que deixar Bruxelas e Estrasburgo, para depois ficarem como vereadoras, sem pelouro, com reuniões semanais e senha de presença. Mas elas inventam... Dinheiro não lhes vai faltar.


Zeferino Miguel Rodrigues

07 Jul 2009, às 08:56 - Portugal - Lisboa

O Dr. Manuel Alegre deveria, ele próprio, escolher definitivamente a porta de saída do Partido Socialista. MA é um cúmplice inequívoco da forma como muitos Portugueses olham hoje para o PS. A lata constante e sistemática de chamar a atenção e de opinar, sempre, contra a sua própria família política tem que ter um final, e esse final deve ser interpretado como a saída. Como diz o ditado, “quem meus filhos beijam minha boca adoça”. Por isso, não tenho a mínima dúvida, como muitos Portugueses, que o Dr. Manuel Alegre é um amigo, na íntegra, do PCP e BE, ajudando assim toda a Direita a capitalizar votos. Contudo, se nas próximas eleições a Direita ganhar, podemos todos dar graças ao contributo imperativo que o Dr. Manuel Alegre deu de forma propositada e sem fundamento. Mas, espero que não, espero que o PS seja reconhecido e que os Portugueses valorizem o esforço do Eng. José Sócrates e do seu Governo, assim como para as Câmaras. Quanto às escolhas da Dra. Elisa Ferreira e Dra. Ana Gomes, nada diz respeito ao Dr. Manuel Alegre até porque é como eu um Militante de base.


rouxinoldebernardim

07 Jul 2009, às 08:28 - Portugal - Porto

Alegre tem razão. Há uma promiscuidade-oportunismo que importa erradicar. A política do «lugar-cativo», do tacho garantido é o alfobre do clientelismo. Elisa Ferreira já bateu no fundo. Ela não tem perfil para derrotar rio. Era bom que se esciolhesse uma figura com capacidade e poder galvanizador. Não basta seduzir Pinto da Costa e os super Dragões, isso já foi chão que deu uvas!...


humbert

07 Jul 2009, às 08:25 - Portugal

O meu partido é o PSD. Estas questões devem ser resolvidas sem extremismos e decididas tendo em conta cada pessoa cada cargo etc etc etc etc etc.


anabcouteiro

07 Jul 2009, às 08:07 - Portugal - Lisboa

A Sanfona e a Coutinho (???) querem é tachos... Não há dúvida do que estas "senhoras" querem!! É um tacho ... ou dois, quantos mais melhor! Como funcionam depois em cada um logo se vê... A seriedadee dignidade que vão às couves... O PS esteve bem. É bom que se ckarifique tudo de uma vez! Já chega!


Grandapar

07 Jul 2009, às 08:00 - Portugal - Lisboa

Tambem eu digo ao Sr. Alegre. Escolha entre o PS e o Bloco Esquerda. Saia quanto antes se faz favor. Já cheira mal.


Especiais

Recuar
Avançar
PUBLICIDADE


RSS


PATROCÍNIO
sondagem

Inquérito DN

Decisão do PGR significa o fim do processo 'Face Oculta' para José Sócrates?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados




Desporto

Todas as notícias

Todas as notícias

Cartaz

PLANO GERAL

PLANO GERAL

Portugal

Facebook

Facebook

Televisão

Guia TV

Guia TV

Portugal

Twitter

Twitter




Diário de Notícias, 2009 © Todos os direitos reservados | Termos de Uso e Política de Privacidade | Ficha Técnica | Publicidade | Contactos