Última hora China/UE: Cimeira anual ... (ACTUALIZADA)Iraque: Profunda hostilidade entre os comandos...China/UE: Cimeira anual dia 30 de Novembro...(VÍDEO) Mão de Thierry Henry inspira tema...Ricardo Araújo Pereira exige demissão de...Reino Unido: Quatro pessoas acusadas por...Nuclear: Estados Unidos pressionam Irão a...Ambiente: "Não nos podemos permitir falhar...China: Explosão numa mina provocou 104 mortos...Murray vence na estreia do Masters
por Vasco Graça Moura
Resultado das legislativas não se limita a traduzir a profunda estupidez com que o eleitorado nacional se comportou.
Em matéria de eleições, sempre houve que distinguir entre legitimidade e razão. Não pode discutir-se a legitimidade dos resultados das legislativas. Já não é assim com a apreciação da razão que assista a quem votou neste ou naquele sentido. Se assim não fosse, não poderia discutir-se o resultado da eleição de Adolf Hitler em 1932 e as suas macabras consequências.
Por isso, não tenho uma vírgula a alterar ao artigo que publiquei há duas semanas no DN sob o título de "Mais do mesmo" e que me valeu as iras furibundas de uma harpia radiofónica e destemperada que não percebeu nada do que leu.
Não tenho tempo nem pachorra para armar em Pigmaleão de gajinhas analfabetas e espevitadas, mas sempre lhes direi que não é verdade ter ficado nos últimos lugares dos rankings, aliás absurdos, que a imprensa fez do trabalho dos deputados portugueses no Parlamento Europeu (as críticas que Jamila Madeira em tempos fez sobre o assunto são modelares e não vale a pena voltar a pegar nisso).
E tão pouco é verdade que, na área da cultura, segundo a conspícua criatura vociferava na rádio, se tenha esperado em vão que eu tivesse feito alguma coisa. Entre muitas outras matérias de que me ocupei, não apenas na área da cultura, e de que dão sumária conta as 500 páginas do meu livro AnotaçõesEuropeias (Lisboa, Bertrand, 2008), encontram-se os relatórios de que fui autor relativamente a dois diplomas essenciais para as políticas culturais da União: trata-se dos relatórios relativos aos programas-quadro Cultura 2000 e Cultura 2007-2013. Disto têm sobejo conhecimento todas as estruturas interessadas de agentes e operadores culturais nos Estadosmembros, incluindo Portugal e os gabinetes dos seus sucessivos primeiros-ministros e ministros com intervenção nessa área...
Mas não vale a pena gastar cera com ruins defuntas. O resultado das legislativas não se limita a traduzir a profunda estupidez com que o eleitorado nacional se comportou. Levará o País aceleradamente na pior das sendas. O Presidente da República não tem, nem pode ter, a mínima confiança na personalidade que vai ser forçado a indigitar para primeiro-ministro e, por identidade de razão, no seu Governo. Isto nunca poderá dar bom resultado.Outra evidência é a de José Sócrates nem sequer precisar de se preocupar com o recrutamento de novos ministros. Se ganhou as eleições com a inqualificável porcaria do Governo a que presidiu durante quatro anos - e era impossível ter governado pior -, bem pode continuar a esperar que em próximas eleições as coisas se passem de igual modo, pelo que mais lhe vale não mexer na equipa vencedora…
Sócrates não só é de uma incompetência clamorosa e verbosa, como é absolutamente incapaz de qualquer espécie de boa governação. Contaminará todos os membros da sua equipa que porventura tenham a veleidade de alterar o presente estado de coisas e de tirar o País do buraco sem remédio em que os socialistas o meteram. Se não contaminar, tratará de os pôr na rua ao fim de dois ou três meses, como aconteceu com Campos e Cunha.
Com esta ou outra qualquer tropa fandanga, Portugal está condenado à demagogia e ao facilitismo, à propaganda desenfreada da acção do Governo, a catadupas de medidas avulsas e desconexas, sem fundamentos sérios, sem pertinência e sem resultados positivos, ao desagregar do pouco que ainda se mantém de pé, à ruína completa de todas as dimensões da sua vida colectiva, à descaracterização total da sua identidade e até ao risco sério do fim da sua independência.
Por tudo isso, é essencial que Manuela Ferreira Leite cumpra o seu mandato até ao fim. Para já, no ensejo da discussão do Orçamento do Estado, só ela estará em condições de traduzir politicamente e tecnicamente na Assembleia da República as objecções de fundo que o projecto de Orça- mento não deixará de suscitar. Terão necessariamente de ser do seu comando e da sua responsabilidade, como chefe do maior partido de oposição, as reacções ao documento e a demonstração dos seus erros ou dos seus vícios ocultos. E, last but not least, a preparação das bases de uma continuidade consequente do PSD na oposição. É preciso acabar depressa com o próximo Governo!
pianinho
Ao Diário de Notícias Já repeti ...
há 36 dias, 6 horas e 4 minutos
valongo
A verborréia de VGM tem uma explicação. ...
há 36 dias, 16 horas e 18 minutos
Maria Almeida
Qual a vossa democracia???Este ...
há 37 dias, 9 horas e 9 minutos
RCardoso
Pensamentos de VGM E já todos ...
há 37 dias, 13 horas e 54 minutos
Fernando C. Moreira
Como somos "estúpidos profundos" ...
há 37 dias, 14 horas e 32 minutos
Quem é revolucionário?
João César das Neves
Quando a esquerda se torna estabelecida, burguesa, dominante, quem é realmente revolucionário?
Hugo Chávez funda circo internacional
Ferreira Fernandes
O partido do venezuelano Hugo Chávez está de congresso. Um congresso à medida de Chávez: este faz discursos de horas e o congresso vai até 2010. A Venezuela é curta para tanto tamanho. Daí que Chávez tenha...
Corruptos ficam mais ricos, os outros ainda mais pobres
Leonídio Paulo Ferreira
Existem corruptos em Portugal, mas não somos um país de corruptos. Evitemos entrar em pânico.
por Jonatas Bensafrim
O DN está aberto à participação dos leitores. Use o email jornalismodecidadao@dn.pt para publicar online os seus artigos, fotos ou videos. Publique os seus SMS usando o número 96 100 200
Nome de Utilizador:
Password:
Ainda não tem Área Pessoal? » Registe-se
Esqueceu a password? » Clique Aqui
41 Comentários
18 Out 2009, às 00:54 - Portugal - Lisboa
Ao Diário de Notícias Já repeti imensas vezes o m/comentário. Informam-me que foi aceite mas nunca mais aparece. Que se passa ? Estas recusas !!! estão a acontecer-me com excessiva frequência. Porquê ?
17 Out 2009, às 14:40 - Portugal - Porto
A verborréia de VGM tem uma explicação. Estava-lhe prometido o ministério da cultura, caso o PSD ganhasse as eleições. Em determininados circulos sociais fechados e em "off record", VGM já se gabava disso. Saíu-lhe o tiro pela culatra e o pobre diabo, não se conformando entrou em depressão. Já pensou no suicídio? Acabava-se o seu sofrimento ...
16 Out 2009, às 21:49 - Portugal - Lisboa
Qual a vossa democracia???Este Sr. ofendeu tudo e todos e não passaram os m/comentários??? Será que é o primo do primo do Sr. VGM que é o censor???
16 Out 2009, às 17:04 - Portugal - Lisboa
Pensamentos de VGM E já todos perceberam também que só Manuela Ferreira Leite reúne essas qualidades. É por isso que ela vai ganhar.16 Setembro Só o mais profundo analfabetismo político, de braço dado com a mais torpe cobardia, explica esta vitória do Partido Socialista. 29 Setembro.
16 Out 2009, às 16:26 - Belgium
Como somos "estúpidos profundos" mesmo se não votei no P.S. como é que podemos perceber o sr. Vasco G. Moura? Não compreendo é como este excelente poeta continua a pregar para gente tão estúpida. Já chega de tanta patetice, a vida são dois dias e o caminho é para a frente e que os novos "Velhos do Restelo" fiquem a chorar e a resmungar por aí, sem que ninguém os ouça porque é isso que eles merecem
16 Out 2009, às 13:03 - Portugal - Lisboa
para Antonio Cardoso. Já não basta VGM fazer uma comparação idiota entre as eleições democrático e as eleições que deram o poder a Hitler para você reforçar a ideia.
16 Out 2009, às 12:36 - Portugal - Lisboa
Numapilla
16 Out 2009, às 10:04 - Portugal - Porto
Este Moura é mesmo incorrigível!.... Então não é que a "patroa" dele ( M.F. Leite) disse antes uns dias das eleições que o povo português "é sábio e vai votar muito bem, (como sempre!...)" e vem ele agora chamar-nos de estúpidos!!! Gostava de o encontrar no café um dia destes para lhe dizer um segredo ao ouvido.... Videirinho!
SeverinoSenior37
15 Out 2009, às 21:27 - Portugal - Faro
Arroga-se de muita "Cultura" Faz para que isso se note Um senão...nessa postura Da exibição do "Chicote"
antonio cardoso
15 Out 2009, às 18:13 - Portugal - Lisboa
Realmente, pelos comentários que outros leitores aqui expressam, este é um pobre povo! O maior cego é aquele que não quer!.
15 Out 2009, às 18:08 - Portugal - Lisboa
Parabens, Dr. V. G. Moura. Nas críticas, que faz e tem feito à (des) governação do actual e futuro primeiro-ministro, tem toda a razão. E por falar em razão, é realmente de perguntar que razões (boas, claro) tinha este (pobre) povo para votar maioritariame PS? Estavam contentes, não estavam? Então, não se queixem.--------
Fernando Frazao
15 Out 2009, às 16:50 - Portugal - Lisboa
Gostaria de saber porque é que o meu comentário sobre esta crónica, envido ontem, não foi publicado.
victor2007
15 Out 2009, às 14:51 - Portugal - Lisboa
Só uma palavra. COITADINHO......
15 Out 2009, às 11:49 - Portugal - Lisboa
Lamento que o DN não tenha publicado os meus comentários à crónica de VGM. Pena é, que continue a dar espaço a um Sr. que o que tem feito é destilar ódio e que culmina agora com a arrogância de chamar estupido ao cidadão português. Até onde chegará o descaramento deste Sr.
Victor de Sousa
15 Out 2009, às 01:43 - Portugal - Setúbal
Ninguém quer negar que VGM é um intelectual activo com obra feita mas, o seu fanatismo politico tolda-lhe a inteligência. Um homem que foi agraciado em 2005 pelo Presidente da República (socialista) com Ordem de Santiago da Espada, deveria ter recusado tal honraria para ser coerente com o seu gosto extremado pela laranja (PSD)
APAlmeida
14 Out 2009, às 23:36 - Portugal - Lisboa
Este senhor deveria frequentar uma escola, que não teve, de boa educação e boas maneiras. Cada vez tenho menos respeito por este comissário laranja, grande defensor da pena de morte. Não lhe admito que me esteja a insultar por ser portugues e ter votado contra a sua vontade. A sua visão de democracia é a mesma do seu amigo Salazar, ou seja, a democracia do partido único. Tenha vergonha
helder moura
14 Out 2009, às 23:35 - Portugal
Se Hitler tivesse perdido as eleicoes, teria certamente utilizado os mesmos argumentos racionais. Cada um escolhe os seus companheiros de caminho. Pode tanta cultura dar nisto? Pode. Basta misturar-se com doenca partidaria.
luis constante
14 Out 2009, às 23:16 - Portugal
Para o senhor, homem bem nascido, com direito a boa instrução e mordomias, contrariamente à grande maioria daqueles que agora que insistem na estupidez de escolher aqueles de que não gosta, para o senhor essa grande maioria trabalha, paga impostos, sofre, isto para que continue a sua vida cómoda e desafogada. Não esqueça os anos em que foi bem pago com o dinheiro de todos. Respeite-nos
14 Out 2009, às 23:11 - Belgium
Muita gente se indignou do que disse Maitê Proença sobre os portugueses ora muito mais grave é o que o sr. Vasco G. Moura disse dos mesmos portugueses, chamando-nos de estúpidos eleitores, é por isso que o sr. Salazar nem perdia tempo em eleições, não é sr. Moura? Se há alguém de analfabeto em política, é bem este sr. Moura mas não o é em poesia é mesmo excelente por favor dedique-se só à poesia
14 Out 2009, às 22:47 - Portugal - Lisboa
Gostaria de saber´sff, qual a razão do meu comentário, feito no início da tarde de hoje, não ter sido publicado.
Joao Pereira
14 Out 2009, às 22:27 - Portugal - Leiria
Senhor Vasco Graça Moura, quanto mais bate no primeiro-ministro Sócrates, quanto mais defende o ninho de víboras em que se transformou o PSD (que de social-democrata, como pelo seu exemplo se constata, nada tem) mais razões têm muitos portugueses para continuarem a votar PS. Eu não votei PS, mas, se houvesse apenas dois partidos a concorrer, o seu texto ter-me-ia decidido a votar em Sócrates!
vitor fortes
14 Out 2009, às 18:23 - Portugal - Lisboa
VGM, pequeno politico que por ser grande noutras matérias acha que tb devia ser um grande politico. puro engano - está abaixo de Jeronimo! - não é nem sabe ser humilde, nem a fingir. está bem na area das letras, fala consigo proprio e pouco mais. quanto às suas opiniões, nesta democracia para a qual ele nada contirbui/contribuiu, todos temos direito a ter uma, mesmo ele que nada acrescenta.
Francisco253
14 Out 2009, às 18:11 - Portugal - Lisboa
Sr. Vasco Graça Moura eu fui um dos estúpidos que votei nas legislativas e cometi o "crime" de não votar na MFL, do qual não me arrependo. Depois de ler este seu artigo reforcei a bondade do meu voto. A alusão ás eleições de 1932 do Hitler veio mesmo a propósito - parabéns!!! Foi por isso mesmo que a votação teve um sentido contrário ás suas pretensões. Estupidos...mas livres!!!
14 Out 2009, às 16:14 - Portugal - Lisboa
Cada vez tenho menos respeito por este arrogante e imbecil senhor. Para ele Os portugueses só são inteligentes e espertos se votarem no seu partido, mesmo que por trás dele estejam os ultras a conspirar acolitados na PR montando inventonas para enganarem os eleitores como toda a gente veio a saber, graças ao Diário de Notícias.Eu como Portugues,não aceito ser insultado por este imbecil e arrogante
Florida
14 Out 2009, às 15:33 - Portugal - Viana do Castelo
Haja ao menos um pouco de respeito pela liberdade das nossas escolhas cívicas! Haja um pouco mais de arrumação na sua consciência! Haja um pouco mais de senso e discernimento intelectual nas suas produções jornalísticas! Haja mais serenidade no seu espírito porque o senhor está doente!
Indigitado
14 Out 2009, às 15:15 - Portugal - Braga
Para sorte dos portugueses, este senhor só não se torna um ditador porque o seu negócio é a cultura, onde, vedade se diga, honra as letras nacionais. Mas estivesse ele no lugar de Sócrates haveria razão para temermos, porque não tardaria a por-nos a pata em cima. Por algum motivo nunca ascendeu a um cargo de liderança política. No PSD há gente também que sabe discernir...
Fernis
14 Out 2009, às 15:06 - Finland
Claro que o homem espuma de raiva. O seu partido perdeu!
Joao Cuca
14 Out 2009, às 14:18 - Portugal - Santarém
Olá !! Nunca pensei que perder fosse tão dloroso . De facto VGMOURA está em transe , ainda não acordou do pesadelo e por isso não é uma cabeça sã que está a escrever os artigos para o DN. Relativamente à sua contribuição para a política recupero o dito por LFMenezes , quando este afirmou que nunca viu VGMoura em qq Secção do partido e que ao longo da sua vida sempre se serviu do Partido .
joao americo oliveira ramos
14 Out 2009, às 12:34 - Brazil
A pitonisa do Apocalipse ! O governo, eleito através de eleições livres e democráticas, (como liberdade e democracia incomodam certas pessoas), ainda nem iniciou e já começam as aves agourentas a soltar seus gritos. "A ruína completa da vida coletiva, o risco sério do fim da independência",não acontecerão. E, last but not least, não é pregando a destruição que se ajuda a pátria.
GeorgeRupp
14 Out 2009, às 12:26 - Portugal - Lisboa
A profunda estupidez deste artigo, revelando uma raiva descontrolada, demonstra "ad nauseam" a absoluta necessidade de VGR se dedicar a tempo inteiro a outras actividades, para as quais tem inegavelmente mais talento.
14 Out 2009, às 12:10 - Portugal - Faro
Pouco letrado e apenas com a "Escola da Vida",eu responderia ao Homem da Cultura,Vasco Graça Moura,em duas curtas frases:- Sobre a sua obra...."quando o seu trabalho falar por Si,...não o interrompa"!. No problema do eleitorado:- "Substitua-se o Povo em vez dos dos Politicos"!. Parece-me um lema ditadorial!!!
Reinaldo Santos
14 Out 2009, às 12:07 - Portugal - Porto
O DN não pode ter um critério tão permissivo aos seus "opinadores", que lhes permita insultar duma forma tão suez , todo um povo, "a que este VGM" nos vem habituando. Com esta mente preversa e doentia,sinto-me ferido na honra, como qualquer português, motivo bastante para o processar juridicamente. Aguardo adesões e atitudes firmes do DN e ERC.
Nick Bolas
14 Out 2009, às 11:29 - Portugal - Lisboa
Concordo no fundamental com o artigo. O autor devia no entanto tentar perceber as razões pelas quais o povo português não percebeu a urgência da situação em que nos encontramos. Também me parece que é, cada vez mais, uma voz isolada neste jornal. Não me parece que os seus artigos interessem a militantes do PS.
Abadon
14 Out 2009, às 10:41 - Portugal - Portalegre
Os cães ladram mas a caravana passa!
claia
14 Out 2009, às 10:37 - Portugal - Lisboa
O cronista está a chamar "estútipo" todo o eleitorado (mais de 5 milhões de portugueses) ou "apenas" os mais de 2 milhões de portugueses que votaram no PS? Aproveitar uma "tribuna", como é o DN, para insultar os portugueses (que são os eleitores) não parece muito corial...
14 Out 2009, às 10:19 - Portugal - Lisboa
Defender cavaco na questão das escutas, ou culpar socrates pelo assunto, é tão profundamente estupido que nem merece comentário. VGM percebeu o que disse cavaco? é que só quem não entenda do assunto é que percebeu. e isso diz tudo. o que mais odiei em cavaco, foi que me pôs a concordar com a odiosa Ana Gomes: o presidente está xéxé, é patético e é preciso ter paciência.
Francisco Brotas
14 Out 2009, às 10:02 - Portugal - Setúbal
Relativamente aos comentários que faz sobre as eleições,não posso estar mais em desacordo.O Dr Salazar,se fosse vivo,decerto aplaudiria de pé.Eu compreendo que esteja mal disposto por o seu partido não ter ganho as eleições,mas não é preciso começar a disparar em todas as direcções.Saber perder é uma virtude.E deixe de chamar estúpido ao eleitorado.Afinal o povo é quem mais ordena.
DELFIM GOMES
14 Out 2009, às 09:52 - Portugal - Lisboa
"Quem te manda a ti, sapateiro, tocar rabecão ?"O povo só não revela estupidez quando vota nos "nossos"!.Democratas destes,não,obrigado !
Silva Ferreira
14 Out 2009, às 09:29 - Portugal - Lisboa
Este Senhor que se diz da área da cultura , é na verdade uma criatura sem educação nenhuma e com uma mentalidade obtusa, então só porque as pessoas não têm a mesma opinião dele são apelidadas de estúpidas, será que a inteligencia e a capacidade de opinar é só propriedade deste Senhor? relativamente ao seu partido o Senhor ainda não consegui perceber que os eleitores não o querem no governo?para u
sergiosl
14 Out 2009, às 09:11 - Portugal - Aveiro
Um colecionador de fracassos !
Swimfan
14 Out 2009, às 08:55 - Switzerland
Para que conste: em Portugal, nunca votei socialista ou social democrata. Compreendo a frustração de VGM tendo em conta a "cruzada" que tem feito por Manuela Ferreira Leite, mas comparar, ainda que por sugestão, as últimas eleições legislativas com as que ditaram a subida ao poder de Hitler, deveria envergonhar quem assim pensa.
Iraque: Profunda hostilidade entre os comandos norte-americano e britânico
China/UE: Cimeira anual dia 30 de Novembro, em Nanjing
(VÍDEO) Mão de Thierry Henry inspira tema musical
Ricardo Araújo Pereira exige demissão de Jorge Jesus
Reino Unido: Quatro pessoas acusadas por tentativa de acto terrorista em nome da jihad - polícia
Nuclear: Estados Unidos pressionam Irão a cooperar com o Ocidente
Sporting goleia Pescadores no Restelo
"Assistimos a uma tentativa de decapitação política"
Um totalista no Totoloto arrecada cerca de 1,5 milhões
Médio Oriente: Confrontos israelo-palestinianos fizeram quase 8.900 mortos em 20 anos (ONG)
Moçambique: RENAMO diz que vai iniciar campanha de desobediencia ao governo
Televisão: Reino Unido e Brasil lideram nomeações aos Emmy Internacionais
Ramal da Lousã: Movimento promete lutar até ao fim pela electrificação da linha
Futebol Praia: Mundial - Portugal vence Uruguai por 14-7 e termina no terceiro lugar
Benfica eliminado da Taça de Portugal
gripe A
sida
brasil
ALEXANDRA
bpp
mangualde
Castelo Branco
EMPREGO
gnr
psp
Se tivesse possibilidades económicas compraria uma viagem ao espaço?
Grande Colecção Xutos & Pontapés
Impressora Multifunções Epson Stylus SX415
Todas as Iniciativas DN
Diário de Notícias, 2009 © Todos os direitos reservados | Termos de Uso e Política de Privacidade | Ficha Técnica | Publicidade | Contactos