Última hora China/UE: Cimeira anual ... (ACTUALIZADA)Iraque: Profunda hostilidade entre os comandos...China/UE: Cimeira anual dia 30 de Novembro...(VÍDEO) Mão de Thierry Henry inspira tema...Ricardo Araújo Pereira exige demissão de...Reino Unido: Quatro pessoas acusadas por...Nuclear: Estados Unidos pressionam Irão a...Ambiente: "Não nos podemos permitir falhar...China: Explosão numa mina provocou 104 mortos...Murray vence na estreia do Masters
por
PAULA BRITO
Estudo. Uma conceituada especialista na relação das crianças com a TV concluiu que os pais acham este meio benéfico para os filhos. No entanto, deixa várias regras para uma dieta equilibrada e saudável de TV: tirar o televisor do quarto das crianças e limitar o seu tempo de visionamento
Canal de TDT Freeview analisa relação da criança com a TV
Alguns pais confessam estar confusos sobre os efeitos da televisão nas crianças, mas a maioria, não. Um estudo realizado recentemente pela reconhecida psicóloga britânica Tanya Byron, ainda que para uma parte interessada no assunto, o canal de televisão digital terrestre, Freeview, mostra que os pais sentem-se bem relativamente ao facto de os seus filhos verem televisão: é educacional e entretém. No entanto, expressam também preocupações quanto a possíveis efeitos negativos.
Partindo de um focus group, constituído por 1880 pais, o estudo mostra que cerca de 80% acreditam que a televisão tem efeitos positivos nos filhos, porque é um meio que apela à imaginação, alarga o vocabulário, e os miúdos aprendem técnicas relacionadas com os números, entretém e descontraem-se. Pelo contrário, 67% dos pais acreditam que a televisão pode ter efeitos negativos, não especificando claramente quais. Alguns especialistas falam em obesidade, hiperactividade e até agressividade.
Neste estudo os pais destacam várias estratégias para melhorar e gerir o visionamento da TV pelos filhos: criação de horários e limites do tempo, verificação dos programas, gravação antecipada de programas de qualidade, observação e discussão dos conteúdos com os miúdos, além de se dar preferência aos programas ligados a livros.
Os televisores com gravadores digitais (digital television recorder), por exemplo, são apontados por 50% dos pais inquiridos como benéficos na gestão da relação com este meio. 75% dizem que o uso deste sistema não aumentou o tempo de consumo, 50% dizem que torna experiência de ver televisão mais positiva, sobretudo, os programas de boa qualidade. Ao passo que 60% defendem que o mesmo sistema pode adaptar-se às rotinas das famílias.
Salvaguardando que o estudo foi feito junto de um universo de pais sensíveis a esta problemática, daí que algumas respostas sejam ligeiramente diferentes das dos pais típicos, a psicóloga Tanya Byron explica os efeitos nocivos da televisão.
Mas reforça que este meio ajuda, através de programas apropriados e com acompanhamento de adultos, ao desenvolvimento da linguagem da criança. Até a ensina a ler quando se trata de programas que a tal incentivem.
As crianças podem ainda alargar as suas experiências do dia-a-dia, ao contactarem com o resto do mundo, outras culturas, religiões, dando-lhe a noção de diferença e tolerância.
Mas é preciso que estejam em contacto com programas que promovam valores (contar a verdade, não promover o bullying, ser gentil), pois só esses contribuem para que as crianças construam valores sólidos e determinantes para o seu futuro.
Nome de Utilizador:
Password:
Ainda não tem Área Pessoal? » Registe-se
Esqueceu a password? » Clique Aqui
0 Comentários
China/UE: Cimeira anual ... (ACTUALIZADA)
Iraque: Profunda hostilidade entre os comandos norte-americano e britânico
China/UE: Cimeira anual dia 30 de Novembro, em Nanjing
(VÍDEO) Mão de Thierry Henry inspira tema musical
Ricardo Araújo Pereira exige demissão de Jorge Jesus
Reino Unido: Quatro pessoas acusadas por tentativa de acto terrorista em nome da jihad - polícia
Sporting goleia Pescadores no Restelo
"Assistimos a uma tentativa de decapitação política"
Um totalista no Totoloto arrecada cerca de 1,5 milhões
Médio Oriente: Confrontos israelo-palestinianos fizeram quase 8.900 mortos em 20 anos (ONG)
Moçambique: RENAMO diz que vai iniciar campanha de desobediencia ao governo
Televisão: Reino Unido e Brasil lideram nomeações aos Emmy Internacionais
Ramal da Lousã: Movimento promete lutar até ao fim pela electrificação da linha
Futebol Praia: Mundial - Portugal vence Uruguai por 14-7 e termina no terceiro lugar
Benfica eliminado da Taça de Portugal
gripe A
sida
brasil
ALEXANDRA
bpp
mangualde
Castelo Branco
EMPREGO
gnr
psp
Se tivesse possibilidades económicas compraria uma viagem ao espaço?
Grande Colecção Xutos & Pontapés
Impressora Multifunções Epson Stylus SX415
Todas as Iniciativas DN
Diário de Notícias, 2009 © Todos os direitos reservados | Termos de Uso e Política de Privacidade | Ficha Técnica | Publicidade | Contactos