Última hora Golo de Grosso põe 'Juve' no caminho do InterBayern empata com líder e Van Gaal recebe...Cristiano Ronaldo e Messi correm para Camp...Sporting de Braga esmaga na pedreira Cinco equipas da Liga afastadasPreciso trocar de bola e esperar pelo cansaço...Encarnados na 'final four' da Champions de...Antes de ir a Alvalade Jesus sofreu com outro...EuronextLisboa: Bolsa abre a subir 0,44%...Meteo: Agitação marítima na costa norte e...
por DN
José Saramago deu hoje uma conferência de imprensa para apresentar o seu novo livro “Caim” onde aproveitou para falar sobre a polémica com a Igreja Católica.
Em relação à polémica provocada pelo seu último livro, “Caim”, José Saramago começou por dizer que “há muitas incompreensões, resistências e ódios velhos”, afirmando ter consciência de que desperta “muitos anticorpos em certas pessoas”.
“Todo este alvoroço não se levantou por causa do livro”, explicou, “mas por causa de palavras que eu disse em Penafiel. Mas a verdade é que na Bíblia há incestos, violência de todo o tipo, carnificinas, etc. É uma verdade inquestionável”
Abordando a reacção da Igreja Católica ao seu livro, José Saramago afirmou que “a Igreja reagiu de forma algo disparatada. Aquilo que eles querem e não conseguem seria colocar ao lado de cada leitor da Bíblia um teólogo que lhes diga que aquilo não é bem assim. O sentido que tem não convém e por isso arranja-se um outro sentido. Mas eu leio apenas aquilo que lá está”.
“Não haveria este romance se o episódio de Caim e Abel não estivesse na Bíblia onde mostra a crueldade de Deus. Um Deus rancoroso, vingativo e má pessoa. Não há que ter confiança no Deus da Bíblia”, concluiu.
Saramago mostrou-se, no entanto, surpreendido com a reacção dos católicos.“Quando escrevi o livro, não sou ingénuo, sabia que ia agitar algumas águas. O que eu não esperava era isto. Não esperava reacção dos católicos porque os católicos não lêem a Bíblia. As próprias sondagens o dizem. Pensava que os católicos deixassem passar, que isto não era com eles. E neste caso isso foi a grande surpresa, em alguns aspectos lamentável mas noutros positiva, porque mostra que Portugal ainda é capaz de se mexer para protestar e criticar e isso é saudável”, disse.
Quando lhe perguntaram se num próximo livro iria falar do Corão, Saramago respondeu que “Não tenho a intenção de abordar o Corão, tenho mais que fazer, estou a escrever outro livro que não será tão polémico como este”.
O lançamento do novo livro de José Saramago, “Caim”, está marcado para o dia 30 de Outubro, na Culturgest.
Tags: Artes, Livros
Declarações de Saramago são "um bocado ofensivas"
Saramago quer 'Caim' livro em vez de um caso político
Saramago fala a jornalistas debaixo de fortes críticas de líderes religiosos
Igreja Católica já lê 'Caim'
Vulnerabilidades do Alcorão
Eurodeputado exorta Saramago a renunciar à cidadania
Evangélicos defendem liberdade de expressão
"Surpreende-me a frivolidade dos senhores da Igreja"
Judeus comentam, islâmicos não
Não estão previstas medidas de segurança
Luis Filipe
GRANDE SARAMAGO. Não teme os poderosos ...
há 31 dias, 21 horas e 16 minutos
Fernis
Os beatos e a padralhada em alvoroço. ...
há 32 dias e 10 minutos
Julia Lemos
A coisa mais óbvia e também mais ...
há 32 dias, 8 horas e 52 minutos
JHG
"Masoquismo"recalcado!Toda a forma ...
há 32 dias, 12 horas e 24 minutos
Nick Bolas
Primeiro, convém reconhecer que ...
há 32 dias, 15 horas e 44 minutos
Nome de Utilizador:
Password:
Ainda não tem Área Pessoal? » Registe-se
Esqueceu a password? » Clique Aqui
24 Comentários
22 Out 2009, às 12:37 - Portugal
GRANDE SARAMAGO. Não teme os poderosos da igreja, que não admitem ser tocados nos cordelinhos. Igreja é sagrada e ponto final. No cimo do seu pedestal querem continuar a ser intocáveis, mas não pode ser assim, especialmente num país que não quer "asfixias". Mas para o Saramago, e felizmente, para muitos outros da mesma estirpe, "os cães ladram e a caravana passa" e se atingidos, fazem caím, caím..
22 Out 2009, às 09:43 - Finland
Os beatos e a padralhada em alvoroço. Viva Saramago! Ateísmo é o caminho!
22 Out 2009, às 01:02 - Brazil
A coisa mais óbvia e também mais antiga quando se deseja chamar a atenção é se colocar abertamente contra Deus. Mas este homem que atingiu os píncaros da glória literária não O conhece; não tem olhos que enxerguem a beleza sublime de uma rosa: - quem a fez? Parafraseando o apóstolo Paulo, Deus claramente se vê pelas coisas que estão criadas para que eles, ( os homens), fiquem inescusáveis.
21 Out 2009, às 21:29 - Portugal - Funchal
"Masoquismo"recalcado!Toda a forma de aviltamento ou degradação do ser humano é injusta!A procura constante de merecimento ante a censura do super ego propicia-lhe o reviver permanente do trauma na esperança de o superar.Acabará no Panteão Nacional lado a lado com os Heróis Pátrios.Noutros tempos há muito que teria acabado na fogueira!"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades"!
21 Out 2009, às 18:09 - Portugal - Lisboa
Primeiro, convém reconhecer que é verdade que a Bíblia tem tudo o que Saramago diz. Quem tenha lido, sabe que é assim. Segundo, a Bíblia tem muito mais do que Saramago diz que tem. Também tem mensagens de esperança e de amor constantes no meio de muitos erros humanos. O que espanta é que Saramago só leia os erros e não a procura da perfeição.
Carlos Gomes
21 Out 2009, às 18:08 - Portugal - Lisboa
Pela forma como Saramago fala de Deus dá a impressão de serem íntimos. Devem ser até da mesma idade. Dois velhos taralhoucos. Mas o Saramago escusava de vir contar as conversas entre eles cá para fora.
Utente
21 Out 2009, às 17:58 - Portugal
"O deus bíblico é um deus fabricado pelo homem"... É dogma ? Fundado em quê ? Ainda não encontrei quem razoavelmente respondesse a esta questão: "O deus bíblico é um deus fabricado pelo homem"... É dogma? Fundado em quê? Ainda não encontrei quem razoavelmente respondesse a esta questão: É concebível, por mais tempo que decorra, que matéria inanimada, tão absolutamente desprovida de discernimento quanto um seixo ao sabor das marés e de que o Universo foi exclusivamente formado durante milhões de anos, tenha, num dado momento, adquirido espontaneamente consciência do seu meio ambiente, florido em sentimentos, escrito livros de filosofia, a ponto de interrogar-se sobre a sua própria natureza, sobre se será apenas matéria? Isto não é contrário a toda a lógica ou experiência científica e toda a verosimilhança? Não exige um Criador?
Pedro Cardoso
21 Out 2009, às 17:47 - Portugal
Saramago tem razão no essencial mas devia ter mais cuidado na hora de criticar a Bíblia. Por ex. se o Deus do Antigo Testamento está próximo dos adjectivos que ele lhe atribui, já não pode dizer o mesmo em relação ao Deus do Novo Testamento. No entanto no essencial tem razão: a Bíblia é um conjunto de documentos datados, que nada têm de divino, um reflexo das sociedades em que foram escritos.
Grovak
21 Out 2009, às 17:21 - Portugal - Lisboa
É a interpretação que ele tem (com a qual concordo). Ou as pessoas já não podem exprimir as suas opiniões? Podem agradecer-lhe por se preocupar em abrir os olhos às pessoas... Nunca é tarde, nem para os idosos. É triste que as pessoas acreditem numa religião fabricada pelo Imperador Constantino sem nunca se questionarem. Quais ovelhas... Conveniente para o poder!
21 Out 2009, às 17:17 - Portugal
Que Saramago interprete a Bíblia à sua maneira...até o disparate é livre. O ridículo é que se propôs a megalómana cruzada de irradicar todas as religiões do planeta! Começando pela que lhe dá mais engulhos, vá lá saber-se porquê...
21 Out 2009, às 16:51 - Portugal - Funchal
Great Gatsby
21 Out 2009, às 16:44 - Portugal
Insultem ... Que mais podem fazer? Demonstrar que o Moisés falava mesmo com deus, lá no alto da montanha? Que foi deus quem lhe ditou o que ele escreveu nas 12 tábuas? Que há céu, inferno e purgatório? Que o papa é infalível? Que os pecados são condenáveis? Que a confissão redime dos pecados? Continuem a insultar, não podem fazer mais nada, a não ser, talvez, vender produtos para a queda do cabelo
AntonioSerafim Sousa Barbosa
21 Out 2009, às 16:35 - Portugal - Porto
NÃO FAÇO CRITICAS AO LIVRO, QUE NÃO LI NEM TENCIONO LER. CRITICO. ISSO SIM, OS COMENTÁRIOS QUE ESTE SR. FEZ QUANDO DA APRESENTAÇÃO DO LIVRO. REPITO : SE ESTIVESSE NUM PAÍS ISLÂMICO E TECESSE AS MESMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O CORÃO A ESTA HORA ANDA FUGIDO POR MONTES E VALES COM A CABEÇA A PRÉMIO
Nuno Calvet
21 Out 2009, às 16:00 - Portugal
À luz da moral actual, Saramago tem razão.Mas nunca se pode interpretar o passado moral do homem à luz do presente.O deus bíblico é um deus fabricado pelo homem segundo a sua imagem e semelhança. Ora a ideia actual mais elevada de Deus como O Criador do Universo é a da Infinita Força espiritual, consciente, inteligente e cósmica, independente das "morais" humanas de oportuna conveniência.
21 Out 2009, às 15:39 - Portugal - Lisboa
Como ele vai dar uma conferência perguntem-lhe que leitura faz da letra da Internacional: Messias, Deus, chefe supremo nada esperemos de nenhum! - Os PC são anarquistas? E d' Os Lusíadas? obra dum louco que conhecia os deuses gregos?
Marco Oliveira
21 Out 2009, às 15:33 - Portugal - Lisboa
"Mas eu leio apenas aquilo que lá está" Leituras literais da Bíblia... Patético!
21 Out 2009, às 15:24 - Portugal - Lisboa
Já percebemos: publicidade. Mas, se daqui a mil anos, um Saramago qualquer contar uma história a propósito do Hino Nacional e disser, pegando numa leitura míope do "contra os canhões marchar," que aí está a prova de que se trata de um povo bárbaro e suicida, que diríamos do tal Saramago? Que fez uma leitura imbecil. Custa ver o Nobel português nesta figuras. E todo ufano!
21 Out 2009, às 15:21 - Portugal
Se Saramago apenas lê “aquilo que lá está”, lê mal. É óbvio que Eva não deu nenhuma maçã a Adão… Até as rigorosas leis hodiernas não se lêem apenas “pelo que lá está”. Artº 9º do Código Civil: “A interpretação não deve cingir-se à letra da lei, mas reconstituir, a partir dos textos, o pensamento legislativo, tendo sobretudo em conta a unidade do sistema jurídico, as circunstâncias em que a lei foi elaborada e as condições específicas do tempo em que é aplicada.”
ruca1815
21 Out 2009, às 15:17 - Portugal - Setúbal
Não basta saber escrever.É também preciso respeitar os povos e a Humanidade.Só assim se pode ser digno de ser um NOBEL.JS deixou se ser humanista para ser sectário,racista e intolerante.Passou a ser rancoroso,vingativo e má pessoa.No entanto, para um Cristão[seguidor de Cristo, testemunha e filho de Deus]o perdão é possivel.Peço a Deus o perdão dos meus pecados,como eu já perdoei a quem me ofendeu
21 Out 2009, às 15:09 - Portugal - Setúbal
A opinião do JS está para mim como a sua má educação está para o video de Maite Proença. Como pode JS questionar Deus quando o próprio diz que Deus não existe? Contudo JS conseguiu o que queria. Em primeiro ataca objectivamente a Fé, a Religião e Deus,para depois fazer ataques colaterais à Igreja em que nada tem a ver com a problemática da Fé. JS deixou de ser digno do prémio maior que recebeu...
Francisco Brotas
21 Out 2009, às 15:05 - Portugal - Setúbal
Saramago gosta de provocar a sociedade no mais profundo do ser e daí os seus livros polémicos.Mas o que é que Saramago propõem em troca? Absolutamente nada! Corroi os valores que bons ou maus são o alicerse social e ironisa.Destruir pelo prazer de destruir não conduz a nada.Esperava outro comportamento de um prémio Nobel.
JOAQUIM DE CASTRO
21 Out 2009, às 14:48 - Portugal - Açores: Grupo Oriental
A cada um a sua crença, mas lá que aquela do Adão e a Eva terem originado o resto da malta toda, meteu muito incesto pelo meio...
vguerra
21 Out 2009, às 14:26 - Portugal - Lisboa
E vai vendendo...
martago
21 Out 2009, às 13:45 - Portugal - Lisboa
Considero intelectualmente duvidoso criticar livros que são considerados sagrados pelas respectivas religiões, pois apenas hostilizam os muito fieis que as adulatram. Cientificamente terão interesse histórico e sociológico, não são seguramente para se discutir o conteúdo à letra, como se tentassem relatar algo verdadeiro que é preciso desmentir ou criticar.
Bolsa abre a subir 0,44% para 8479,86 pontos
Empresários interessados em parcerias
Nestlé na corrida à Cadbury
"A pesca tem de ter economistas para ser rentável"
Aerosoles paga 70% do salário de Outubro
MP responde ao pedido de nulidade do processo BCP
Ricardo Araújo Pereira exige demissão de Jorge Jesus
Jaime Gama recusa autorizar viagem de deputados a África
(VÍDEO) Mão de Thierry Henry inspira tema musical
Gripe A:Laboratórios privados fazem 21 análises hora
Sporting goleia Pescadores no Restelo
Benfica eliminado da Taça de Portugal
Moçambique: RENAMO diz que vai iniciar campanha de desobediencia ao governo
Televisão: Reino Unido e Brasil lideram nomeações aos Emmy Internacionais
Ramal da Lousã: Movimento promete lutar até ao fim pela electrificação da linha
Futebol Praia: Mundial - Portugal vence Uruguai por 14-7 e termina no terceiro lugar
gripe A
sida
brasil
ALEXANDRA
bpp
mangualde
Castelo Branco
EMPREGO
gnr
psp
Se tivesse possibilidades económicas compraria uma viagem ao espaço?
Grande Colecção Xutos & Pontapés
Impressora Multifunções Epson Stylus SX415
Todas as Iniciativas DN
Diário de Notícias, 2009 © Todos os direitos reservados | Termos de Uso e Política de Privacidade | Ficha Técnica | Publicidade | Contactos