Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Literatura

Eurodeputado exorta Saramago a renunciar à cidadania

por Lusa  

Eurodeputado exorta Saramago a renunciar à cidadania

O eurodeputado social-democrata Mário David exortou hoje o escritor José Saramago a renunciar à cidadania portuguesa por se sentir "envergonhado" com as recentes declarações do Nobel da Literatura sobre a Bíblia.

No sítio pessoal na Internet, o vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE), eleito pelo PSD, escreveu hoje que José Saramago "há uns anos, fez a ameaça de renunciar à cidadania portuguesa. Na altura, pensei quão ignóbil era esta atitude. Hoje, peço-lhe que a concretize... E depressa!"

"Tenho vergonha de o ter como compatriota! Ou julga que, a coberto da liberdade de expressão, se lhe aceitam todas as imbecilidades e impropérios?", questiona o eurodeputado.

No sábado, José Saramago lançou o novo livro, "Caim", e considerou a Bíblia "um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana".

Na sequência destas afirmações, reagiram vários representantes da Igreja Católica e da comunidade judaica em Portugal, criticando Saramago e acusando-o de estar a fazer um golpe publicitário para promover o livro.

"Se a outorga do Prémio Nobel o deslumbrou, não lhe confere a autoridade para vilipendiar povos e confissões religiosas, valores que certamente desconhece mas que definem as pessoas de bom carácter", escreve ainda Mário David na Internet.

Contactato pela Agência Lusa, o eurodeputado disse que as afirmações "são pessoais e não representam o partido" porque foi eleito.

"Não estou interessado em entrar em polémica", afiançou, acrescentando que também não quer "contribuir para dar publicidade ao livro".

Questionado se já leu "Caim", respondeu: "Não li, nem vou ler, ou é obrigatório?", ironizou.

"Esta posição é pessoal e vincula-me só a mim. Nem sequer sou católico praticante, mas tenho o direito à indignação", justificou, acrescentando que se sentiu "violentado" pelas declarações do Nobel da Literatura sobre a Bíblia, que, na sua opinião, são "atentatórias da consciência e sentimentos dos outros".

Tags: ArtesLivros


ImprimirImprimirEnviar por EmailEnviar por Email
EstatísticasEstatísticasPartilharPartilhar

 
ULTIMOS COMENTÁRIOS

J.Serra

Ó dr Mario David? BEBEU?'Parece ...

há 31 dias, 11 horas e 52 minutos

RCardoso

Sr. Euro-Deputado: Se já é mau ...

há 31 dias, 15 horas e 8 minutos

RCardoso

Um comentário mais que fica perdido ...

há 31 dias, 15 horas e 14 minutos

JM Rocha Moreira

Sua Excelência o sr. Mário David, ...

há 31 dias, 16 horas e 7 minutos

fred_lx

Senhor eurodeputado Mário David, ...

há 31 dias, 16 horas e 45 minutos




COMENTÁRIOS
ÁREA RESERVADA

Login


Nome de Utilizador: 

 

Password: 

  Entrar

34 Comentários


J.Serra

21 Out 2009, às 19:54 - Portugal

Ó dr Mario David? BEBEU?'Parece que sim....e muito.....que disparate , que insulto pateta,


RCardoso

21 Out 2009, às 16:38 - Portugal - Lisboa

Sr. Euro-Deputado: Se já é mau dizer asneira, bem pior é dizê-las de uma forma solene.


RCardoso

21 Out 2009, às 16:32 - Portugal - Lisboa

Um comentário mais que fica perdido e vagueia agora no éter...


JM Rocha Moreira

21 Out 2009, às 15:39 - Portugal - Porto

Sua Excelência o sr. Mário David, euro-deputado pelo grande e inestimável partido social-democrata PSD que foi carinhosamente adoptado pelo PPE europeu, por não ter lugar junto dos partidos a que diz pertencer tem um remédio simples: renuncie sua Excelência à nacionalidade portuguesa e junte-se, por ex, por ex...a Berluscconi. Certo ?.


fred_lx

21 Out 2009, às 15:01 - Portugal

Senhor eurodeputado Mário David, vergonha da sua imbecilidade tenho eu. A troco de quê vem o senhor exigir que Saramago renuncie à sua cidadania? Vivemos num estado laico. A devoção católica é uma acto privado. Embora tendo todo o respeito pelos crentes não se podem misturar as coisas. E, já agora, leia o livro antes de o criticar.


jmflousada

21 Out 2009, às 11:25 - Portugal

Sou católico, filho de católicos, pai e avô de católicos.O sr. saramago insultou-me a mim e á minha familia.Se está senil e já não distingue o Bem do Mal, é um problema dele. Está a exacerbar sentimentos que os católicos não costumam ter. Embora não sendo do PSD, concordo inteiramente com o deputado Mário David, tenho vergonha que este sr. se diga português.


dnunes

21 Out 2009, às 10:14 - Portugal - Lisboa

E o q tem a ver o facto de Saramago criticar a biblia com a sua nacionalidade portuguesa? Este euro deputado não tem a noção do ridiculo? E sim, a liberdade de expressão é isto mesmo e inclui a liberdade de critica até mm crenças e livros q uns podem achar sagrados! Inclui tb a liberdade deste Mário dizer estas barbaridades e eu de o achar idiota! É tão bela a liberdade de expressão!


dnunes

21 Out 2009, às 09:44 - Portugal - Lisboa

E o q tem a ver o facto de Saramago criticar a biblia (concorde-se ou não) com a sua nacionalidade portuguesa? Este euro deputado não tem a noção do ridiculo? E sim, a liberdade de expressão é isto mesmo e inclui a liberdade de critica até mm crenças e livros q uns podem achar sagrados! Inclui tb a liberdade deste Mário dizer estas barbaridades! É tão bela a liberdade de expressão!


Odegaard

21 Out 2009, às 09:02 - Portugal - Lisboa

A Saramago, a par do Nobel, Portugal devia dar uma medalha de cidadania. Saramago é o exemplo do que deve ser a Liberdade de Expressão. Portugal devia deixar de ser um «Paíz Tabú» em que parece mal falar seja do que for. Viram como conseguiu que toda a gente falasse da Bíblia? E viram como isso é uma «chatice» para a Igreja Católica? Agora só falta acender a fogueira... C. Odegaard, Sintra


adie

21 Out 2009, às 08:58 - Portugal

Sr EJPinto: Acredito sinceramente que as religiões estão entre os maiores problemas do ser humano. Eu não sou religioso. Mas ainda assim, acho que Saramago fazia melhor se estivesse calado.


EJPinto

21 Out 2009, às 06:59 - Portugal - Porto

Ao que o PSD chegou... É uma atrás da outra. Saramago não podia estar mais certo quando diz que não critica deus, porque ele não existe,o que critica são as religiões. Alguém duvida que as religiões estão entre os maiores problemas do ser humano? É a pior das drogas, o "ópio do povo".


JOSE LOUZEIRO

21 Out 2009, às 06:01 - Canada

O sr. Saramago que vá para Espanha ou Canárias.


JOSE LOUZEIRO

21 Out 2009, às 05:59 - Canada

Penso que o sr. Saramago e os seus comentários não passam de uma profunda idiotice. Não sou religioso, nem praticante. Será que ele acredita que existe um Deus, com biblia ou sem ela ? Os comentários são publicidade comunista com interesse de rendimentos pessoais. Que pensa ele, quem lhe deu a vida? A existência do sr. Saramago como ser vivente é prova de um ser Creador e a Bíblia é ...


Jose Salazar

21 Out 2009, às 03:47 - Portugal - Lisboa

Mário David não percebe nada de nada. Ele que se informe, veja, por exemplo, o que o famoso teólogo Hans Kung diz e MDavid reconhecerá a extrema ignorância de que é portador, com ela sujando o nome de Portugal no Parlamento Europeu. Tenha juizo e meta a língua no saco. E seja feliz.


Jose Salazar

21 Out 2009, às 03:44 - Portugal - Lisboa

imbecilidades e impropérios -É O QUE O INDIGNO EURO-DEPUTADO Mário David declarou: os Portugueses devem ter e têm vergonha de Mário David existir. Porque "as afirmações "são pessoais e não representam o partido" diz o indigno euro-deputado: é que nem todos no psd estão mentalmente enfermos.


simon

21 Out 2009, às 01:40 - Portugal - Braga

O eurodeputado não se envergonha dos milhões de pobres, crentes e descrentes, como assim de quantos emigrantes deixam, o solo pátrio, em desespero, ante a passividade de todos os santos e do mesmo Deus?


H. O.

21 Out 2009, às 01:22 - Portugal - Lisboa

Tenho imensa pena do sofrimento atroz do sr. Mário, cuja alma não terá descanso enquanto o "herege" Saramago não for queimado na praça publica, depois de torturado até confessar que afinal amava a Bíblia. Porém, mais pena tenho do povo que tem como eurodeputado um liliputiano aspirante a Torquemada.


jvjduarte

21 Out 2009, às 01:00 - Portugal - Lisboa

Se fosse apostador apostava que a generalidade dos comentaristas não leu coisa alguma de Saramago e os que tentaram ler ou não concluíram e ou desaprenderam as regras da pontuação.


jvjduarte

21 Out 2009, às 00:54 - Portugal - Lisboa

É evidente que Saramago após a queda do muro de Berlim se considera a si próprio um apátrida.A nacionalidade portuguesa só lhe interessa se e enquanto puder tirar proveito financeiro dela.


Utente

21 Out 2009, às 00:09 - Portugal

Já li algures que é euro-deputado do PS, o que não tira nem põe. O engraçado é ler aqui dirigidos insultos a alguém para criticar o facto de esse alguém ter dirigido insultos a outrem.


cardobravo

20 Out 2009, às 23:56 - Portugal - Vila Real

O homem está caduco. Dar-lhe o Prémio Nobel,´fez subir-lhe a importancia á cabeça,o resultado está a vista. É deixá-lo á vontade,não ligar,que ele se apagará normalmente. Se o Prémio Nobel foi uma honra para Portugal, o laureado deveria manter-se calado.De certeza que os portugueses agradeciam,e a academia que lhe deu o prémio sentir-se-ia mais aliviada, por-que arrependidos já devem estar..


renatopereira50

20 Out 2009, às 23:31 - Portugal - Aveiro

Ó sr deputado,envergonhados estão milhares de Portugueses devido ás mentiras de que são alvo por parte dos politicos deste País.Seriam portanto milhares a renunciar a cidadania.


adie

20 Out 2009, às 23:05 - Portugal

De facto, o sr. deputado devia ter controlado o que disse publicamente, para não ser grosseiro e despropositado. Mas a verdade é que o Saramago é um mau (péssimo) representante de Portugal...


Ilheu

20 Out 2009, às 22:43 - United States

Duas coisas nos livram das garras das bestas que poliferam entre nós. A justicia que pode levar a prisão fisica, e a Biblia ao castigo eterno. Sem elas muito bonstro daria alarido aos seus instintos


Ilheu

20 Out 2009, às 22:40 - United States

O novo testamento é um manto de valores positivos que busca cobrir o velho onde o medo e o terror impera. Uma coisa ainda me atromenta com esta pergunta. Porque só 300 anos após a morte de Jesus Cristo é que a Biblia foi copilada em um só livro.Quem não se recorda das Sagradas Cruzadas, da Santa iquisição? Ainda não li Caim; mas vou tentar.


JHG

20 Out 2009, às 22:36 - Portugal - Funchal

O Homem abusa da sua inteligência como de todas as suas outras faculdades. No entanto, não lhe faltam ensinamentos que o advirtam de que uma poderosa Mão um dia lhe retirará o que lhe concedeu. Assim, sem alma o Homem tornou-se hoje individualista egoísta insensível! Enfim, um ser de espírito pobre. O Homem é o maior drama da actualidade. E o maior problema do homem, no fundo, é que a sua consciência termina sempre à porta da sua algibeira! A incredulidade é quem conduz o Homem vazio neste Mundo do vazio espiritual. O Homem zomba do que não compreende e acha indigno por isso o que é Divino. Humildade, é virtude, submissão a Deus. Orgulho é vício e revolta contra Deus. Triste o conceito de superioridade, o que o faz achar-se um deus, um deus orgulhoso e envaidecido com a vida que afinal Deus lhe concedeu por empréstimo!? O Homem vazio escarnece e revolta-se perante a ideia de uma coisa acima e superior a si, um Mundo invisível. Um Mundo no qual não pode colocar-se e que o faz descer do pedestal onde se auto-contempla! «Graças Te rendo, meu Pai, Senhor do Céu e da Terra, por Haverdes ocultado estas coisas aos “doutos” e aos “prudentes”, e, por as Terdes revelado aos simples e aos pequenos.» (Mateus, cap XI, v.25)


Ilheu

20 Out 2009, às 22:34 - United States

Aos meus 65 anos recordo quando a biblia era proibida a sua leitura pela igreja católica. A coriosidade levou-me a busca dela e não só como de varios livres de leitura poibida como o Castigo do Padre Amaro. Com respeito à Bibli ficou-me uma lição;- Como livro Histórico, tem boas historias, que não pode ser base de uma religião.


Alco Xetano

20 Out 2009, às 22:15 - Portugal - Setúbal

Saramago considera a Biblia pouco irrelevante, porque a informação nela contida ter enformado e ajudado a humanidade em se afastar da barbarie. Todavia presta homenagem e aprova o Materialismo Dialético e a acção do execrável Estaline e seus acólitos, como um bem para a humanidade. Bem poderiamos nomeá-lo o Pol Pot de Lanzarot !


amaro

20 Out 2009, às 22:03 - Portugal - Lisboa

O Deputado só disse para o Saramago fazer uma coisa, que ele, Saramago, disse que queria fazer... Certo? País de analfabetos....


augusmor

20 Out 2009, às 21:23 - Portugal - Setúbal

Primeiro foi um Secretário de Estado, depois foi um Presidente de Câmara, agora um Euro-Deputado, todos de côr laranja, a provocarem este Grande Escritor Português.... Ás vossas provocações , responde a inteligência de um Homem, tal como Galileu e outros seres pensantes oportunamente responderam ao obscurantismo. A sua Obra perdurará, enquanto os citados, passaram.....


Nick Bolas

20 Out 2009, às 21:12 - Portugal - Lisboa

Não sei quem é Mário David mas por por esta intervenção só pode ser retardado. Andam muitos destes na política. Não concordo com a visão parcial que Saramago tem da Bíblia mas 1. tem direito à liberdade de expressão mesmo que discorde dele e 2. a sua visão negativa da Bíblia em nada diminui a sua condição de português.


pincelim@gmail.com

20 Out 2009, às 18:54 - Portugal

Mostrem-me a cara desse Sr. Deputado...


Carlos Gomes

20 Out 2009, às 18:37 - Portugal - Lisboa

Taco a taco, parvoíce com parvoíce se paga. Quem é este eurodeputado tão incomodado que o Saramago seja português? Ora agora excomungo-te eu, ora agora excomungas-me tu. Deixem lá o Saramago ganhar o Pilim com o Caim. A Pátria aguenta tudo, até eurodeputados!


Great Gatsby

20 Out 2009, às 18:12 - Portugal

Insultos e mais insultos! É tudo o que estes aprendizes de burlões sabem e podem fazer quando lhes pôem a careca à mostra. Este indignado deputado é apenas mais um batoteiro que diz acreditar no que nem ele nem ninguém viu nem no que a lógica lhe permite conhecer. Se não fôsse deputado do PSD, poderia vender remédio para a queda do cabelo!


Especiais

Recuar
Avançar
PUBLICIDADE


RSS


PATROCÍNIO
sondagem

Inquérito DN

Decisão do PGR significa o fim do processo 'Face Oculta' para José Sócrates?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados




Desporto

Todas as notícias

Todas as notícias

Cartaz

PLANO GERAL

PLANO GERAL

Portugal

Facebook

Facebook

Televisão

Guia TV

Guia TV

Portugal

Twitter

Twitter




Diário de Notícias, 2009 © Todos os direitos reservados | Termos de Uso e Política de Privacidade | Ficha Técnica | Publicidade | Contactos