Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Banca

Só portugueses ainda não pagam operações de multibanco

por PAULA CORDEIRO  

Só portugueses ainda não pagam operações de multibanco

Depois de uma primeira tentativa falhada, alguns bancos continuam a defender que as operações de multibanco deveriam ser pagas. No resto da Europa já é cobrada uma taxa. Mas a Deco diz que bancos não avançarão enquanto a medida "não for politicamente aceite".

Os portugueses já são os úni- cos consumidores europeus que não pagam qualquer taxa por levantar dinheiro com cartão multibanco em caixas automáticas, as conhecidas ATM, revela a Unicre, empresa que gere a principal rede de aceitação de cartões de débito e crédito em Portugal.

A Áustria foi o último país a introduzir este custo no seu sistema bancário. Apesar de não haver dados concretos sobre o valor da receita com estas comissões, os bancos austríacos cobram aos clientes que levantam dinheiro nas caixas de outros bancos, mantendo a taxa zero para quem utilizar a rede do banco emissor do cartão.

Em Portugal, "o assunto não está a ser equacionado", garante Faria de Oliveira, o actual presidente da CGD. Em 2001, o BCP tentou implementar a "taxa multibanco" nos levantamentos efectuados com os seus cartões nas caixas dos outros bancos. Perante a polémica suscitada, acabou por recuar. O presidente do BES, Ricardo Salgado, também já defendeu publicamente a adopção da comissão sobre levantamentos em ATM. Mas ninguém avançou, devido à oposição da CGD, então presidida por António de Sousa.

"A introdução de uma taxa nas operações de multibanco terá de ser uma decisão conjunta de toda a banca", defende Faria de Oliveira, em declarações ao DN.

"Enquanto não for politicamente aceite, julgo que os bancos não avançarão", assegurou, por seu lado, ao DN João Fernandes, economista da Associação de Defesa dos Consumidores (Deco). Para este especialista em assuntos financeiros, "não é tolerável" que os bancos passem a cobrar por um serviço "que só lhes traz ganhos".

Esta decisão terá mesmo dificuldade em obter o consenso dos bancos mais pequenos. Com redes próprias de caixas automáticas, os clientes destas instituições terão menos hipóteses de efectuar levantamentos gratuitos, se estes passarem a ser só possíveis nos ATM da marca.

Segundo os dados da Unicre, Portugal tem não só a melhor rede de ATM a Europa (pelas funcionalidades que disponibiliza) como a mais barata. O custo médio cobrado por este serviço na União Europeia é de 1,14 euros. E enquanto em Portugal existem 1589 caixas automáticas por cada mil habitantes, na UE a média é de 855 por mil.

Segundo informação recolhida pelo DN, a maior parte dos países dá isenção de comissão por levantamento quando este é feito na sua rede de ATM, cobrando comissão quando a operação é feita na rede de outra instituição. Outros ainda limitam a um determinado número por mês as operações gratuitas, passando a taxar as que excedem esse número.

De acordo com os últimos dados disponíveis, relativos a 2005, no Luxemburgo, por exemplo, a comissão das operações de multibanco variava entre os 0,75 e os três euros, enquanto na Grécia era de 1% sobre cada levantamento, com um mínimo de 0,84 e um máximo de 2,94 euros. Na Alemanha oscilava entre taxa zero e 4,25 euros.

Tags: Bolsa


ImprimirImprimirEnviar por EmailEnviar por Email
EstatísticasEstatísticasPartilharPartilhar

 
ULTIMOS COMENTÁRIOS

something_new

Investiguem melhor as coisas, ...

há 35 dias, 13 horas e 53 minutos

rcc

Isto e' mentira!! Eu estou em ...

há 36 dias, 2 horas e 54 minutos

Pauloc

Lembro-me do Show do Jô Soares ...

há 36 dias, 4 horas e 8 minutos

rcc

Isto e' mentira!! Eu estou em ...

há 36 dias, 4 horas e 12 minutos

aag

Não faz sentido cobrar qualquer ...

há 36 dias, 8 horas e 39 minutos




COMENTÁRIOS
ÁREA RESERVADA

Login


Nome de Utilizador: 

 

Password: 

  Entrar

9 Comentários


something_new

20 Out 2009, às 07:15 - Netherlands

Investiguem melhor as coisas, por favor. Na Holanda, eu não pago taxas nenhumas, mas só posso fazer um levantamento podia gratuito num ATM que não seja do meu banco


rcc

19 Out 2009, às 18:14 - United Kingdom

Isto e' mentira!! Eu estou em Inglaterra e aqui antes pagava-se para fazer levantamentos em multibancos que nao pertencessem ao banco que tinha emitido o cartao. Agora ja nao se paga!!! Nem para levantar nem para outras operacoes. Mas numa coisa eu concordo, e' possivell fazer mais coisas no multibanco em Portugal do que aqui.


Pauloc

19 Out 2009, às 17:00 - Portugal - Lisboa

Lembro-me do Show do Jô Soares em que num determinado quadro do programa ele aparecia a dizer: Não é caro tu é que estás a ganhar pouco.Tenhamos nós um bom ordenado e uma economia forte que não há problema em pagar esse serviço. A questão é que não temos.


rcc

19 Out 2009, às 16:57 - United Kingdom

Isto e' mentira!! Eu estou em Inglaterra e aqui antes pagava-se para fazer levantamentos em multibancos que nao pertencessem ao banco que tinha emitido o cartao. Agora ja nao se paga!!! Nem para levantar nem para outras operacoes. Mas numa coisa eu concordo, e' possivell fazer mais coisas no multibanco em Portugal do que aqui.


aag

19 Out 2009, às 12:29 - Portugal - Setúbal

Não faz sentido cobrar qualquer comissão pelos levantamentos nas caixas multibanco, pois o serviço disponibilizado nas ATM trouxe grandes economias de custos de exploração dentro dos bancos, nomeadamente na área dos recursos humanos.


Zedotelhado

19 Out 2009, às 12:18 - Portugal - Aveiro

Isto é pura mentira, tenho uma conta no banco en França e nunca paguei para operações nas caixas multibanco, os banqueiros estão aqui a enfiar um grande barrete aos portugueses


Zedk

19 Out 2009, às 12:01 - Portugal - Lisboa

Considerando a capacidade económica dos portugueses, a redução dos efectivos nas diversas agencias bancárias e a contribuição efectiva para o aumento do desemprego, não seria má ideia, para além da gratituidade, os Bancos pagarem uma taxa social sobre a emissão e utilização dos cartões de débito. Não basta divulgarem os milhões de lucros; a cobntribuição no combate à crise é benvinda.


ramos pereira

19 Out 2009, às 11:51 - Portugal - Porto

Mais um encargo? Entrego o cartão e passo a pagar em cheque. Se o mercado não aceitar o cheque, passo a pagar em dinheiro. Se o banco não aceitar os levantamentos em dinheiro é porque o País está falido.


Henrique Coutinho

19 Out 2009, às 09:05 - Portugal - Lisboa

Ali Baba tinha 40 ladrões na quadrilha. A Banca Portuguesa tem muitos mais. Ganham milhões de euros que nos roubam em comissões absurdas. Com o Multibanco pouparam milhões em pessoal, em papel, maquinaria, etc já que o sistema automatizou a maior parte das operações bancárias. A Banca tem uma ganância voraz que já mete nojo. Penso voltar a guardar o dinheiro debaixo do colchão. É o que merecem.


Especiais

Recuar
Avançar
PUBLICIDADE


RSS


PATROCÍNIO
sondagem

Inquérito DN

Em sua opinião que impostos devem ser aumentados para corrigir o défice?

IRS
IRC
IVA
Nenhum
Votar  Ver Resultados




Desporto

Todas as notícias

Todas as notícias

Cartaz

PLANO GERAL

PLANO GERAL

Portugal

Facebook

Facebook

Televisão

Guia TV

Guia TV

Portugal

Twitter

Twitter




Diário de Notícias, 2009 © Todos os direitos reservados | Termos de Uso e Política de Privacidade | Ficha Técnica | Publicidade | Contactos